quarta-feira, 7 de setembro de 2016

1º dia:
critérios pra escolher os restaurantes/café/whatever combinados: não pode ser turístico; tem que ser de preferência pequeno e cozy (ok, deveria escrever os estrangeirismos em francês, mas ainda não rola!); se for ainda por cima barato, morreremos de emoção. ah, e por melhor que seja, não podemos repetir!
com isso em mente acertamos na mosca neste 1º dia. o eleito foi o "le furtado", no bairro em que estamos passando nossa temporada - nansouty.
nansouty é o último bairro da cidade, se você toma o rio como referência. feito de pequenas casinhas de rua, umas mais inteiras, outras menos, e de um silêncio de biblioteca. ainda não tenho tantas horas de voo na frança assim pra saber, mas diria que é um típico bairro de classe média, média baixa, francês, o que quer dizer ter gente trabalhadora por vizinhos, que rala e lava a própria privada o tempo todo, e todos os serviços públicos funcionando brilhantemente. estamos adorando.
o "le furtado" está dentro desse esquema. é um restaurante de bairro simples daqueles que na frente é bar e ao lado tem um salãozinho pra comer, com 5 ou 6 mesas pequenas, que de tão brega acaba ficando fofo.
a dona do lugar, dessas francesas gordinhas e agitadas (raras, porque, pelo o que vi até agora, a regra é magra e blasé), te recebe com o avental que cozinha. faz o escanteio e vai pro gol agarrar, pois só existe ela no lugar: deve cozinhar, atender, limpar, servir, sorrir, e sabe-se lá mais o quê.


declamou o que tinha para comer sem ajuda de nada escrito num fôlego só.
pedimos o que entendemos ser o peixe (pra mim) e a carne de porco pro patrick. tudo absolutamente delicioso e regado ao vinho rouge da casa e àquela garrafa de água providencial que eles sempre colocam aqui como primeira coisa na mesa, tenha você pedido ou não (acho o máximo isso).
a conta? 27 euros, pros 2, com 4 taças de vinhos (lá não tinha o tal do pinche, 500 ml de vinho, ou não soubemos pedir), sobremesa, prato farto.
adoramos! aprovadíssimo!

2 comentários:

  1. Adorei a inciativa! Vai ser tipo um diário gastronômico! Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Demais!!! Quando puder, posta umas fotos dos pratos. Dizem que é feio, mas eu amo!!!

    ResponderExcluir